Protocolo de Melasma

O protocolo de melasma inclui um conjunto de técnicas dermatológicas que auxiliam no clareamento das manchas escuras da face.

O tratamento do melasma, todos sabem, é longo e inclui esforços e cuidados específicos, inclusive a longo prazo.

Elaboramos no consultório um plano de tratamento personalizado a seguir, de acordo com as características individuais do tipo de pele e do grau do melasma apresentado por cada paciente.

Esse plano de tratamento inclui a prescrição de cremes clareadores de uso domiciliar, orientações sobre o uso de filtro solar, prescrição de medicações antioxidantes orais quando necessário, além da indicação de procedimentos realizados pelo dermatologista para clareamento das manchas.

Estes procedimentos incluem técnicas avançadas, que estimulam a despigmentação das manchas de forma segura e sem efeito rebote.

Utilizamos atualmente no consultório a mais moderna tecnologia de LASER para melasma, aprovada pelo órgão de maior exigência em segurança de tratamentos, o FDA americano, e pela ANVISA.

Este LASER promove o chamado “LASER TONING”, que emite uma energia de forma extremamente rápida em nanosegundos, tendo como alvo os melanossomos, preservando a pele e estruturas adjacentes de dano térmico.

Portanto, não causa crostas escuras na pele, vermelhidão intensa, nem gera “efeito rebote” nas manchas. A aplicação do LASER é completamente indolor, confortável, e pode ser realizada em todas as estações do ano. O paciente pode retornar às suas atividades habituais normalmente após a aplicação.

Além do clareamento do melasma, o LASER TONING oferece uma pele mais firme, uniforme, com poros fechados, com mais tônus e viço.       

As sessões em média 5 a 10, são grande aliadas no clareamento das manchas escuras.

Podem ser recomendadas sessões extras de manutenção, de acordo com a necessidade do paciente.

 MICROINFUSÃO DE MEDICAMENTOS NA PELE:  

Realizamos em consultório também o procedimento de Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP), que consiste na injeção na pele de medicamentos próprios e estéreis, contendo ácidos, através de uma máquina importada da Alemanha, aprovada pela ANVISA, que por meio de agulhas de calibre muito fino, difundem na pele por força de cisalhamento o medicamento clareador na derme, em microdoses, diretamente no alvo, na raiz do problema. A entrega da medicação (DRUG DELIVERY) neste processo de clareamento da pele se dá de forma mais efetiva, pois ocorre diretamente intra-dérmica.

O procedimento é bem tolerável no quesito dor, pois aplica-se 30 minutos antes, uma máscara de anestésico tópico potente, que deixa o procedimento muito confortável aos pacientes. O pós-procedimento inclui cuidados orientados pelo dermatologista, com o retorno ás atividades habituais normalmente no dia seguinte, sem desconforto ao paciente.

Indica-se em média de 03 a 06 sessões, com possibilidade de sessões extras de manutenção esporádicas de acordo com a pele no paciente. 

A associação de técnicas de tratamento e o plano terapêutico é individualizado, e cada paciente passa por uma cuidadosa avaliação dermatológica prévia para elaborar quais tratamentos são mais efetivos em cada tipo de pele, e quais os momentos mais oportunos de se realizar cada procedimento.

O MELASMA tem tratamento! A pele pode melhorar bastante, basta que o paciente tenha disciplina no tratamento e mantenha de formas contínua os esforços de cuidados. 

Aqui na Clínica a segurança de um acompanhamento dermatológico personalizado confere maior segurança e melhores resultados ao seu tratamento!